Operação Dia dos Namorados: CODECON intensifica fiscalização

Com a proximidade do Dia dos Namorados, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (CODECON), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP), deu início à Operação Dia dos Namorados nesta quinta-feira (01) e finaliza no dia 12 de junho, com o Plantão do dia D. Motéis, joalherias, perfumarias e floriculturas foram selecionados como alvos prioritários por serem os mais procurados neste período. As denúncias feitas através do aplicativo CODECON Mobile serão atendidas em até 24 horas.

Para assegurar a integridade dos consumidores que contratam pacotes em motéis, por exemplo, a vistoria é mais ampla, como explica o diretor-geral da CODECON, Zilton Netto: “Nossos fiscais estão atentos à infraestrutura, higiene, privacidade e conformidade com as normas de segurança dos motéis, a fim de garantir uma experiência segura aos consumidores. Outros pontos observados são o cumprimento integral da oferta e a venda casada de produtos eróticos e reservas, que é uma prática abusiva recorrente neste período”, explicou Netto.

A Operação Dia dos Namorados ocorre anualmente nesse período que antecede a data comemorativa, visando inibir as práticas abusivas que são mais frequentes nessa época em que o comércio é aquecido pela alta procura por presentes. No ano anterior, em 2022, foram vistoriados 191 estabelecimentos, dos quais 18 receberam notificações para corrigir irregularidades, tais como ausência de placas de sinalização obrigatórias, falta de validade nos produtos ofertados e ausência de preço.

Para garantir uma ampla cobertura na capital baiana, a CODECON conta com a participação ativa da população. Através do aplicativo CODECON Mobile, os consumidores têm a oportunidade de registrar denúncias relacionadas a problemas encontrados durante suas compras ou contratações de serviços. As denúncias recebidas serão analisadas, e os fiscais trabalharão para solucionar as demandas apresentadas dentro do prazo máximo de 24 horas.