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Operação Dia das Mães: CODECON verifica o cumprimento de normas e orienta consumidores

 

Fiscais da CODECON intensificam ações para proteger consumidores durante as compras do Dia das Mães em Salvador

A partir desta quarta-feira (3), a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (CODECON), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP), inicia a Operação Dia das Mães, que se estenderá até o dia 12 de maio. Com o objetivo de proteger os consumidores durante as compras para a data, as equipes de fiscalização intensificarão as ações, percorrendo os estabelecimentos comerciais mais frequentados neste período, como lojas de roupas, joalherias, salões de beleza, perfumarias, floriculturas e lojas de calçados, inclusive aos finais de semana. Em caso de infrações, poderão ser aplicadas multas que variam de R$900,00 a R$9 milhões.

De acordo com Zilton Krüger Netto, diretor-geral da CODECON, a Operação Dia das Mães é fundamental para garantir a proteção dos direitos dos consumidores durante as compras para a data. “Em momentos de alta demanda, como o Dia das Mães, a intensificação das ações é essencial para assegurar que os lojistas atuem em conformidade com as normas de proteção ao consumidor, oferecendo produtos e serviços de qualidade”, afirmou Zilton.

Durante a operação, os agentes da CODECON verificam irregularidades como preços divergentes entre o anunciado e o praticado, falta de informações sobre a validade dos produtos e ausência de informações claras sobre as condições de pagamento e garantia. A Operação Dia das Mães faz parte do calendário anual de ações da CODECON em prol da defesa do consumidor.

Para ajudar os consumidores a fazerem compras seguras e conscientes, a CODECON oferece algumas dicas importantes:

• Pesquise preços antes de sair para comprar, assim você pode comparar valores e encontrar as melhores ofertas;

•Exija nota fiscal, pois ela é uma garantia do seu direito como consumidor. Sem ela, você pode ter dificuldades para fazer a troca ou reclamar de algum produto ou serviço;

•Cuidado com as compras pela internet, certifique-se de que o site é confiável e seguro, verificando se há informações sobre a empresa, como CNPJ e endereço físico;

•Verifique a reputação da loja em que pretende comprar, procurando por avaliações e comentários de outros consumidores na internet;

•Confira as informações sobre garantia e assistência técnica para ter mais segurança e tranquilidade na hora de adquirir produtos e serviços;

•Em caso de dúvidas ou problemas, acione a CODECON.

Canais oficiais de denúncia ou reclamação:

Aplicativo Codecon Mobile, Aplicativo Fala Salvador, site (www.codecon.salvador.ba.gov.br), portal do Fala Salvador (www.falasalvador.ba.gov.br) ou através da Central de Atendimento Disque Salvador – 156. O consumidor também pode reclamar presencialmente na Central Municipal de Atendimento ao Consumidor, que funciona de segunda a sexta-feira em dias úteis, das 8h às 17h, na Rua Chile, nº 3, Centro. Para mais orientações, o cidadão pode ligar para o número: (71) 3202-6270 ou acessar as redes sociais do órgão.

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