Logo Prefeitura de Salvador

CODECON realiza Operação Natalina em Salvador para coibir práticas abusivas

Os agentes intensificarão as fiscalizações nos comércios de rua do dia 20 ao dia 23 para proteger o consumidor soteropolitano

O Natal é uma das datas mais esperadas pelos comerciantes e também pelos consumidores, que procuram itens para montar a ceia natalina e para presentear amigos e familiares. Para coibir práticas abusivas recorrentes neste período, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (CODECON) realiza anualmente a Operação Natalina, que neste ano começou no dia 13 e vai até o dia 23 de dezembro, no comércio de rua e nos principais shoppings da cidade.

O objetivo da Operação Natalina é proteger o consumidor de infrações, como: itens fora da validade, ausência de informação de preço ou de informação sobre o produto, divergência de preço na gôndola e no caixa, entre outras irregularidades. Os fiscais estarão nos supermercados, em lojas de roupas, calçados, perfumes e brinquedos, e demais estabelecimentos que comercializam alimentos ou artigos natalinos.

O diretor-geral da CODECON, Humberto Viana, fala sobre as ações do órgão: “Nós fiscalizamos o comércio local o ano inteiro, mas nos períodos festivos nós intensificamos a ação e direcionamos para os segmentos mais procurados do período”. E também deu dicas para quem costuma comprar os itens natalinos de última hora: “Os consumidores que preferem comprar os produtos em cima da hora, devem redobrar a atenção para não levar itens defeituosos para casa. Além disso, devem, principalmente, buscar todas as informações sobre as políticas de troca do estabelecimento, pois as lojas físicas não são obrigadas a trocar itens sem defeitos”, alertou Viana.

Para mais orientações ou dúvidas, o cidadão pode ligar para o número: (71) 3202-6270 ou acessar as redes sociais do órgão. Para denunciar possíveis irregularidades, os canais oficiais são:
Aplicativo Codecon Mobile, Aplicativo Fala Salvador, site (www.codecon.salvador.ba.gov.br), portal do Fala Salvador (falasalvador.ba.gov.br) ou através da Central de Atendimento Disque Salvador – 156.
O consumidor também pode reclamar ou denunciar presencialmente, na Central Municipal de Atendimento ao Consumidor, que funciona de segunda à sexta-feira em dias úteis, das 8h às 17h, na Rua Chile, nº3, Centro.