Logo Prefeitura de Salvador

CODECON realiza Operação Semana Santa após pesquisa de preço

A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (CODECON), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP), realiza, de segunda (11) a quarta-feira (14), a segunda etapa da Operação Semana Santa. A operação foi deflagrada no dia 28 de março nas principais feiras e mercados de Salvador, com o objetivo de verificar as condições de oferta e os valores cobrados nos produtos mais procurados desse período, como: camarão, bacalhau, azeite de dendê e amendoim.
Os agentes visitaram a Feira de São Joaquim, a Ceasa do Rio Vermelho, o Mercado do Peixe, a Feira das Sete Portas, a Feira do Ogunjá e alguns supermercados. Dos 86 estabelecimentos vistoriados, a Feira de São Joaquim apresentou as melhores ofertas para os seguintes itens: azeite de dendê, amendoim, camarão seco, camarão fresco, castanha, peixe pescada amarela, peixe castanha, peixe cavalinha, peixe corvina, peixe vermelho e quiabo. No retorno, os preços serão comparados e os estabelecimentos passarão por novas vistorias para verificar o armazenamento dos produtos, informação de preço, presença do Código de Defesa do Consumidor, validade e higiene do local.
Humberto Viana, diretor-geral da CODECON, falou sobre a importância de pesquisar antes de comprar e também, de estar atento aos seus direitos: “Para economizar, o cidadão precisa criar o hábito de pesquisar e comparar preços. Além disso, o cidadão precisa ser um fiscal dos seus direitos, verificando a regularidade do estabelecimento, integridade do produto e, em caso de irregularidade, saber que deve acionar a CODECON”, reforçou Viana.
Serviço:
Para denunciar possíveis irregularidades, os canais oficiais são:
Aplicativo Codecon Mobile, Aplicativo Fala Salvador, site (www.codecon.salvador.ba.gov.br), portal do Fala Salvador (falasalvador.ba.gov.br) ou através da Central de Atendimento Disque Salvador – 156. O consumidor também pode reclamar ou denunciar presencialmente na Central Municipal de Atendimento ao Consumidor, que funciona de segunda a sexta-feira em dias úteis, das 8h às 17h, na Rua Chile, nº 3, Centro.
Para mais orientações, o cidadão pode ligar para o número: (71) 3202-6270 ou acessar as redes sociais do órgão.

Skip to content