CODECON realiza Operação Dia das Mães em toda cidade

A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (CODECON), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP), deu início a Operação Dia das Mães 2022 nesta segunda-feira (02), com duração até sexta-feira (06), nos comércios de rua e também nos principais shoppings de Salvador. O foco da operação são os estabelecimentos que comercializam os produtos mais procurados deste período, como lojas de roupas, joalherias, salões de beleza, perfumarias, floriculturas e lojas de calçados. Em caso de autuação, as multas podem variar de R$900,00 a R$9 milhões.
O Diretor-geral da CODECON, Humberto Viana, falou sobre a ação que ocorre anualmente: “Os consumidores vão às compras animados para presentear suas mães e acabam, na maioria das vezes, não percebendo algumas irregularidades. Para combater as práticas abusivas e garantir a segurança do consumidor, os agentes da CODECON intensificam as ações nos períodos que antecedem as datas comemorativas como o Dia das Mães, data que aquece o comércio”, ressaltou Viana.
Em 2021, ano anterior, 4,44% dos 135 estabelecimentos vistoriados estavam irregulares. As infrações mais comuns desse período são as ausências de preços, do Código de Defesa do Consumidor e também, das formas de pagamento aceitas e as taxas cobradas. Rose Estrela, chefe do setor de fiscalização, ressaltou a importância de estar atento para não ter chateações com as compras: “Verifique os itens antes de comprar e se certifique sobre os prazos fornecidos pelas lojas, pois estabelecimentos físicos não são obrigados a trocar os produtos se não houver defeito. Além disso, em caso de compras online, o consumidor deve verificar os dados da loja, a segurança do site, e também a reputação em portais como o Reclame Aqui”, alertou Estrela.

Serviço:

Para denunciar possíveis irregularidades, o consumidor deve acessar os canais oficiais da CODECON: Aplicativo Codecon Mobile, Aplicativo Fala Salvador, site (www.codecon.salvador.ba.gov.br), portal do Fala Salvador (falasalvador.ba.gov.br) ou através da Central de Atendimento Disque Salvador – 156. Se preferir, também é possível agendar um atendimento presencial no portal da CODECON para registrar denúncias ou reclamações. A Central Municipal de Atendimento ao Consumidor funciona de segunda a sexta-feira em dias úteis, das 8h às 17h, na Rua Chile, nº 3, Centro.
Para mais orientações, o cidadão pode ligar para o número: (71) 3202-6270 ou acessar as redes sociais do órgão.