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CODECON deflagra Operação Dia dos Pais e intensifica fiscalização em Salvador

Com o objetivo de proteger os direitos dos consumidores durante o período de grandes ofertas que antecede a celebração do Dia dos Pais, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (CODECON), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP), deu início à Operação Dia dos Pais, que se estenderá até o dia 11 de agosto. A ação será direcionada para os estabelecimentos que comercializam os itens mais procurados para presentear, como: lojas de roupas e sapatos, relojoalheria, perfumarias e eletrônicos.

Ao comprar presentes, é importante ficar atento à política de troca da loja, como alerta o diretor-geral da CODECON, Zilton Netto: “Os fornecedores não são obrigados a trocar os produtos se não houver vício ou defeito, a menos que tenham prometido isso na oferta ou que faça parte da sua política de troca. Por isso, os consumidores devem perguntar sobre essa possibilidade, além de exigir a nota fiscal para comprovar a aquisição”. Netto também pediu a atenção dos consumidores ao comprarem cestas com alimentos: “Como as cestas já vêm embaladas com diversos itens, as pessoas não costumam verificar a validade individual dos produtos, mas essa é uma ação necessária para evitar contratempo em uma data tão especial”.

Em 2022, a CODECON notificou quatro dos 72 estabelecimentos vistoriados por ausência de preço nos produtos expostos. Durante a fiscalização, os agentes se concentram principalmente em verificar a validade dos produtos, a clareza na exposição dos preços, o adequado armazenamento dos insumos alimentícios, o cumprimento das ofertas e a disponibilidade de opções individuais dos itens dos combos. Essa ação tem como objetivo coibir a venda casada e outras práticas abusivas registradas com frequência neste período.

Serviço:

Para denunciar possíveis irregularidades, os canais oficiais são:
Aplicativo Codecon Mobile, Aplicativo Fala Salvador, site (www.codecon.salvador.ba.gov.br), portal do Fala Salvador (www.falasalvador.ba.gov.br) ou através da Central de Atendimento Disque Salvador – 156. A Central Municipal de Atendimento ao Consumidor funciona de segunda a sexta-feira em dias úteis, das 8h às 17h, na Rua Chile, nº 3, Centro.
Para mais orientações, o cidadão pode ligar para o número: (71) 3202-6270 ou acessar as redes sociais do órgão.

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