Logo Prefeitura de Salvador

CODECON conclui Operação Natal com redução de notificações emitidas

A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (CODECON), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP), concluiu a Operação Natal nesta sexta-feira (23), após vistoriar 298 estabelecimentos e notificar dois por ausência de preço. Deflagrada no dia 19 de novembro, a ação durou 5 dias e registrou uma queda de 93,33% de notificações comparada ao ano anterior (2021), apesar do aumento de lojas vistoriadas. Em 2021, dos 235 estabelecimentos vistoriados, 30 foram notificados.
Para o diretor-geral da CODECON, Humberto Viana, a redução das notificações é resultado das ações educativas feitas pelo órgão: “Durante o ano, nós realizamos diversas palestras, capacitações, e até notificações educativas. Essa redução representa a capacidade de adequação dos lojistas soteropolitanos. Com menos infrações, consumidores e fornecedores ganham”, considerou Viana.
A Operação Natal ocorre anualmente para fiscalizar o aumento das ofertas que aquecem o comércio no mês de dezembro. Os agentes da CODECON concentram esforços para vistoriar os estabelecimentos que vendem os itens mais procurados do período, como roupas, sapatos, decoração e brinquedos.
Se notar alguma irregularidade, o consumidor pode registar denúncia ou reclamação através dos canais oficiais do órgão: Aplicativo Codecon Mobile, Aplicativo Fala Salvador, site (www.codecon.salvador.ba.gov.br), portal do Fala Salvador (www.falasalvador.ba.gov.br) ou através da Central de Atendimento Disque Salvador – 156.
O cidadão também pode reclamar ou denunciar presencialmente na Central Municipal de Atendimento ao Consumidor, que funciona de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 17h, na Rua Chile, nº 3, Centro.
Para mais orientações, o consumidor deve ligar: (71) 3202-6270 ou acessar as redes sociais do órgão.

Skip to content